O Parque Bicentenário de Vitacura é uma das áreas verdes mais importantes de Santiago, com uma extensão total de 27 hectares ao longo da margem oriental do rio Mapocho.
Está localizado entre o nó Pérez Zujovic e a rua Isabel Montt.
O parque abriga cerca de 5.460 árvores, das quais mais de 2.600 são espécies nativas, o que contribui para a riqueza de sua biodiversidade.
Uma das maiores atrações é a encantadora lagoa norte, de acesso pela rua Isabel Montt.
Neste habitat convivem harmoniosamente cisnes de pescoço preto, taguas, garças e trigas, proporcionando um espetáculo natural que encanta os visitantes.
Com uma média de 35 mil visitas mensais, o parque se torna o lugar perfeito para desfrutar de atividades esportivas, passar momentos agradáveis na companhia da família e amigos, e participar das variadas atividades que são organizadas.
Convidamos você a explorar as vistas mais destacadas do parque: suas impressionantes espécies nativas, áreas gramadas, áreas de atividades e as serenas lagoas habitadas por plantas aquáticas, peixes e os adoráveis cisnes de pescoço preto.
AS ESCULTURAS DO PARQUE
Um legado de arte, cultura e educação para os vizinhos e toda a comunidade é o que o Município de Vitacura propôs com este espaço cultural formado por esculturas feitas por artistas nacionais e instaladas no Parque Bicentenário.
A seleção de obras representa um marco cultural, foco de um importante patrimônio, e legado para as próximas gerações da escultura nacional no século XXI. Entre as esculturas, encontramos “Hoja II”, de Cristina Pizarro; “Alazul”, de Javier Arentsen; “Volare”, de Lucía Waise; “El Pez”, de Felipe Castillo; “Paseante II”, de Marcela Correa; “Bosque Nativo”, de María Angélica Echavarri; “Lemucura II”, de Mauricio Guajardo; “Totem”, de María Soledad Chadwick; “Torre de Babel”, de Alicia Larraín; “Busca”, de Hernán Pulema; “Percepción”, de Angélica Peric e “Ave Fénix”, do Prêmio Nacional de Arte, Sergio Castillo.
As esculturas são feitas com materiais nobres como pedra, aço, alumínio, resina, entre outros materiais resistentes à passagem do tempo, já que as obras ficarão no Parque Bicentenário por toda a vida. É um forte apoio à arte, cultura e educação, em um lugar de recreação e lazer, frequentado por aproximadamente 35 mil pessoas por mês.
A FAUNA E FLORA DO PARQUE
O Parque possui duas lagoas artificiais, a do lado norte foi constituída em um verdadeiro ecossistema, no qual convivem cisnes de pescoço preto e peixes. Garças e taguas também chegaram naturalmente.
A lagoa sul tem plantas aquáticas como nenúfares, equisetum, espadas amazônicas, etc.
Os 27 hectares de área verde contam com cerca de 4.000 árvores, das quais mais de 1.300 são espécies nativas, extensões de grama, área de atividades, lagoa artificial com ecossistema de plantas aquáticas, peixes e cisnes de pescoço preto.
MAPA DO PARQUE
Aqui você confere a distribuição das estruturas, áreas e pontos de acesso.
Aqui você pode curtir um video sobre o Parque Bicentenário.
Comments